Início

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ler por quê? - Artigo


Ler por quê?

Talvez nunca haja uma resposta exata ou precisa para essa pergunta, mas uma coisa é verdade irrefutável: a leitura é algo essencial na vida de qualquer ser humano, tal qual a água é para saciar a sede, o alimento é para nutrir o corpo e o ar é para manter-se vivo.

Acredito que o ato, a tarefa e o impulso compulsório de ler possuem três definições principais: ler para aprender; ler para informar e ler para propagar. Entre muitos outros adjetivos que poderíamos atribuir à ação da leitura, esses são os mais abrangentes dentro da finalidade a qual se propõe esse ensinamento básico, e, que nunca deixará de ser proclamado.

Ler para aprender instiga desde o nascimento do ser humano, a descobrir o mundo através das historias já contadas e já escritas em símbolos, desenhos e imagens e muitas outras formas de expressão. Aprender a ler é como ascender uma luz em um quarto escuro, mostrando que além da existência do negror profundo e pungente do ambiente, existem as formas dos móveis, as texturas e as cores presentes em cada pedaço daquele pequeno cômodo.

Ler para informar é mostrar os detalhes de cada imagem que chega aos olhos, engrandecendo o histórico de informações daquele que busca um conhecimento especifico a respeito de certo assunto, pautado na leitura do que já foi documentado. Como poderia o ser humano fazer novas descobertas, criar novos conceitos e aprimorar o que já existe, se não houvesse uma referência detalhada e ao acesso de suas mãos? Como avançaria ele na tecnologia, na medicina, nas viagens ao espaço e no descobrimento de si mesmo se não existisse um exemplo já testado, avaliado e conhecido dentro de livros ou na tela de um computador? E principalmente, como ele poderia repassar as informações a outros curiosos e aspirantes desejosos de se aventurar também no universo das novas descobertas, se ainda estivesse dando o primeiro passo no processo de evolução? A informação é baseada primordialmente na leitura, isso é fato incontestável!

Ler para propagar é onde a leitura mais me aquece a alma. Mas nessa ultima definição de leitura, não sou “eu” quem propaga nada! Quem faz isso é o ser iluminado a que chamamos escritor (pois creio, que qualquer individuo que se disponha ao trabalho de unir palavras, independente do contexto ou tamanho da informação que ele quer transmitir é sim um escritor!) que decidiu expressar suas opiniões, suas ambições, seu sonhos, suas descobertas, suas angustias e suas alegrias, sua pratica e sua teoria e dividir com os demais seres de sua mesma espécie o ideal que tange e norteia sua forma de expressar.

É ele o Escritor que me carrega em seus braços para mundos onde a fantasia me abraça efusivamente e engrandece meu espírito. Faz-me sonhar e imaginar-me parte do seu sonho minuciosamente detalhado entre conceitos, hipóteses e teorias. É ele quem me eleva entre glórias e derrotas, entre encontros e desencontros e entre tantas outras situações, entre sentimentos e descobrimentos que talvez minha mente crua jamais fosse capaz de descobrir.

Ao lado do real e do imaginário, da verdade e da ficção meu conhecimento cresce a passos ora urgentes, ora cadenciados acompanhando a velocidade da minha ânsia de leitura, incapaz de ser saciada em algum momento.

Quem lê aprende, se informa e se torna instrumento da propagação.

Ler é uma dádiva divina.

Ler é viajar, é sonhar, é arte pura e sublime.


Lu. Franzin


*Nota. - Todas as resenhas expostas nesse blog são de minha autoria e responsabilidade, elas expressam a “minha” opinião pessoal a respeito dos livros lidos. Não é meu interesse denegrir a imagem de nenhum autor, e nem influenciar os novos leitores de maneira negativa ou positiva a adquirirem ou se absterem de alguma obra.

3 comentários:

  1. Ler é realmente essencial. Não imagino minha vida sem leitura. Se eu passar uma semana sem ler me sinto vazia.
    Belíssimo texto. Parabéns.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Flor!

    Parabéns!

    Beijokas!

    Amor Literário

    ResponderExcluir
  3. nossa,amei o texto. Ler realmente é algo maravilhoso!!
    seguindo vc!!
    grande beijo.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas com palavras vulgares serão excluídas.