Início

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Acontece que eu te amo. - Resenha






Acontece que eu te amo.
Autor: Edna Guedes
Editora: Modo
Categoria: Literatura Nacional / Ficção / Romance Urbano

Sinopse:

Quem nunca sonhou com um grande amor, com a pessoa ideal e perfeita? Luíza é uma jovem recém-saída da adolescência e caloura na universidade de jornalismo, que apesar da pouca idade, é madura e sabe bem o que quer, porém, como toda mulher, ainda sonha com o príncipe encantado e que sua primeira vez será com a pessoa perfeita. O que ela não sabia era que esbarrar em Guilherme naquele shopping mudaria sua vida para sempre. Olhar em seus olhos foi como morder a maçã e descobrir o pecado original. Será que ele se entregaria à atração que sentiu por aquela menina e mulher tão cheia de vida e decidida? Eles estavam em diferentes estágios de vida agora, ela estava começando e ele já estava no meio do caminho. Acontece que eu te amo é um romance para as mulheres eternamente apaixonadas e que ainda sonham com o grande amor de sua vida, sem perder a esperança. Tem sexo, orgulho, paixão, brigas, intrigas, conquistas e muito amor.

Resenha:

O livro Acontece que eu te amo da autora Edna Guedes, tem lançamento previsto para esse ano de 2013, e fiquei muito feliz em receber o convite para sua leitura antes do devido lançamento.

A história gira em torno de um grande tabu ainda presente em nossa sociedade: a diferença de idades num relacionamento amoroso.

O casal protagonista é Luiza e Guilherme Sobral. Ele tem, segundo a impressão de Luiza uns 25 anos, já Luiza tem apenas 17 quando os dois se conhecem. Luiza tem um namorado, Rodrigo, o típico almofadinha que “se acha” e que quer a todo custo uma “prova” mais autentica do amor que Luiza diz sentir por ele. Contudo, ela não se sente pronta para entregar-se a ele, e com Guilherme atormentando seus pensamentos ela percebe que Rodrigo é apenas um adereço que ela carrega como enfeite a tiracolo.

Por sorte, ou azar, Luiza começa a trabalhar com Guilherme, e a faísca entre os dois aumenta a grandes proporções. E resumindo: entre encontros e desencontros eles acabam se envolvendo e se entregando um ao outro.

E como haveria de ser, o resultado desse envolvimento é a separação, o distanciamento e depois de alguns anos, uma reaproximação conturbada e dolorosa.

Bem, devo dizer que fiquei encantada com a garota na primeira parte do livro. Matrona, decidida e sem papas na língua, ela impunha sua vontade, sem deixar-se subjugar pelas conveniências e opiniões alheias. Defendia com unhas e dentes suas ideias e conceitos. De personalidade forte e destemida. Mas depois, quando ela mais precisava de toda essa ousadia e força, simplesmente e subitamente se rendeu e deixou que as coisas acontecessem ao bel prazer da vontade dos outros.

Guilherme se mostrou gentil e encantado por Luiza. Uma garota que abalou suas estruturas e tirou-lhe a razão, e depois de muitas águas passadas, cheguei a sentir um pouco de medo de seu comportamento grosseiro e de suas atitudes. Sinceramente o homem virou um bicho!

Posso até tentar entender a raiva e a frustração que ele sentia, mas não era necessário tratar Luiza daquela maneira, ainda que ele tivesse uma boa razão para isso.

Agora foi por Tomás que me apaixonei! Sim! Pelo personagem secundário da história. E desejei arduamente que Luiza conseguisse enxergar nele o que eu via. Tomás é irmão de Guilherme, é aventureiro, ousado e divertido. Foi ele o responsável pela união (rápida) de Luiza e Guilherme, e depois dos anos passados também colaborou na reaproximação dos dois.

A história é bem clichê, com os eventos tão conhecidos por nossas experiências e convivências, que até poderíamos imaginar que os protagonistas seriam nossos vizinhos.

A autora Edna Guedes é rápida no gatilho! Vai apresentando os fatos um em cima do outro que é praticamente impossível parar para respirar. Por vezes senti-me sufocada com tantas reviravoltas que precisava parar e pensar onde é que estavam os personagens no paragrafo anterior mesmo? Mas isso não faz a trama perder o brilho e nem deixa pontas soltas, finalizando todas as ações. Todas elas (ações) têm começo, meio e fim. Rápidas e ligeiras, mas concluídas!

Não sei se por força da empolgação não me atentei á descrição dos personagens principais, mas acho que não consegui “vê-los”. Eu vi Tomás (ainda bem!); vi Marina a mãe de Luiza; Rodrigo o atual e depois ex-namorado; vi Silvia a mãe de Tomás e Guilherme e também o Sr. Joaquim Tavares que era o chefe de Luiza e subordinado de Guilherme.

Mas os protagonistas não tinham uma imagem formada em minha mente.

A autora não se foca muito em descrições e talvez por esse motivo, a narrativa torna-se veloz acelerando o nosso ritmo de leitura.

O final era o esperado (mesmo com minha torcida contra!) mas não perdeu o encanto e nem impediu que uma exclamação de contentamento me escapasse pela boca: “Oh! Que lindo!”.

Acontece que eu te amo, é um romance moderno, com as mazelas do cotidiano e com as constantes reações que muitas vezes são as erradas e com uma mensagem clara: “Nossas decisões e responsabilidades, são as grandes norteadoras de nossas vidas. Um amor pode nos destruir, nos fortalecer e nos salvar, e quando esse amor existe, não há tempo nem espaço que o apague, independente das causas e dos efeitos de nossas escolhas”.

Lu. Franzin

*Nota. - Todas as resenhas expostas nesse blog são de minha autoria e responsabilidade, elas expressam a “minha” opinião pessoal a respeito dos livros lidos. Não é meu interesse denegrir a imagem de nenhum autor, e nem influenciar os novos leitores de maneira negativa ou positiva a adquirirem ou se absterem de alguma obra.

4 comentários:

  1. é um livro que adoraria ler nesse exato momento. A resenha me prendeu a ele. Parabéns por ela Lu.

    ResponderExcluir
  2. Eu li e apreciei demais a leitura desse livro, ele é bem o que eu costumava devorar na adolescência, "os clássicos romances de banca" rs
    Embora tenhamos pontos de vista diferentes a respeito do livro, sua resenha está excelente como sempre!
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai Lu quero muito ler este livro e fico vendo resenhas por ai e sofrendo com o bichio da curiosidade..rsrsr

    Parabéns pela resenha e sou como vc sempre gosto do persionagen secundário..rsrsr


    Beijokas!

    Fê!

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que é chato um comentário sem relação com o post, mas passei aqui para avisar que recomendei o seu blog para alguns selos ;D

    http://entredimensoesbooks.blogspot.com/2013/02/selos-selos-e-mais-selos.html

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas com palavras vulgares serão excluídas.