Início

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Uma Herança de Amor - O Plano Perfeito.




Uma herança de amor – O Plano Perfeito.

Autor: Lycia Barros
Editora: Novo Século
Categoria: Literatura Nacional / Ficção / Romance  

Sinopse:

Como caçula da família, Ivy sempre foi superprotegida pelos pais e pelos irmãos.    Com isso, passou a infância e a adolescência se sentindo sufocada e deixando que outras pessoas tomassem as decisões mais importantes de sua vida. Porém, aos dezoito anos, tentando romper este ciclo, Ivy muda-se para Ouro Preto para realizar o grande sonho de sua vida: cursar a faculdade de jornalismo para poder trabalhar e ser independente o mais rápido possível. No entanto, a sua trajetória na faculdade dura pouco tempo pois, ao visitar os pais em sua cidade natal - São Lourenço - ela se depara com um misterioso visitante: Leonardo Belford. O homem que irá virar a cabeça da família Cavalheiro - e principalmente a de Ivy - de cabeça para baixo. Afinal, ele estava ali com uma dolorosa missão a cumprir, e não pretendia ir embora até que tudo estivesse consumado.

Resenha:

    No ultimo romance da trilogia “Uma herança de amor”, a autora, Lycia Barros, assina com letras maiúsculas a sua capacidade de encantar o leitor através de suas palavras.

    Sentimentos tão esmagadores como o ódio, a vingança e a mágoa são transcritos com clareza dentro de uma história tão envolvente quanto singela.

    Mas não são somente esses sentimentos ruins que direcionam a narrativa. A doação do amor puro e simples, a grandeza do perdão e dos valores morais que nos esquecemos frente a nossa realidade, nos remete a pensar e a avaliar nosso próprio comportamento em relação aos que nos rodeiam e aos que por alguma razão nos infligem algum mal.
    
    Creditar toda a responsabilidade de suas dores a outra pessoa, é muito mais fácil do que assumir sua parcela de culpa e tentar remediar o mal que causamos a nós mesmos, deixando os sentimentos nocivos e enfadonhos nos governar com total liberdade e poder. Assim agimos cada um de nós em um momento ou outro.

    A autora trata de algumas situações comuns e presentes na vida de cada um, com a base de tudo centrada na fé e na esperança, que oscila de tempos em tempos. Mesmo que o problema seja o pior, mesmo que a situação seja desesperadora e que a rendição apareça como única solução, Lycia Barros mostra em sua historia que sempre existe algo a mais pelo que lutar, que nada é tão ruim que não possa ser transformado em algo bom. E que mesmo quebrado ainda existem “super colas” para reagrupar os pedaços do ser humano e formar um novo ser, um recomeço.

    Não contive as lágrimas com as provações pelas quais a protagonista Ivy foi instigada. Nossa! A garota passou poucas e boas! Ou melhor dizendo, passou muitas e ruins! Por vezes um copo de água gelada, ou um grande pote de sorvete de chocolate, foi o único remédio para ajudar a diminuir o nó que se formava em minha garganta (e não foram poucos!).

    E a cada página virada, mais me apaixonava pela história de Ivy.

    Acompanhei o crescimento da protagonista através dos outros livros, que contavam a história de seus irmãos. E enquanto amava Adam e Amanda e depois Rafael e Alexia dos livros anteriores, minhas esperanças e expectativas pela história de Ivy cresceram e confesso que fiquei satisfeita e encantada pela força dessa “guria”. Ela viveu cercada de cuidados, sempre vigiada de perto e quando deu seu grito de liberdade, caiu nos braços do lindo (e ordinário!) Leonardo, e por consequência, foi obrigada a assumir as responsabilidades de adulto e enfrentar sozinha uma vida a parte do que ela conhecia.

    Mesmo Ivy estando fora de casa por causa dos estudos e longe das asas protetoras de sua família, ela ainda era a “garotinha do papai”. E somente depois do furacão, surfista, bonitão que atendia pelo nome de Leonardo ter atravessado o seu caminho, foi que a personalidade destemida, protetora e sonhadora de Ivy apareceu.

    Leonardo Belford me encantou! Até quando a vontade esmagadora dessa pessoa que vos fala era a de esganar o “ordinário, troglodita, neanderthal”, aos poucos fui entendendo que ele tinha muitas mágoas, cicatrizes e culpas que o faziam agir como tal.

    Ainda que suas iniciais intenções não fosse as melhores, Ivy o transformou. E ver essa transformação acontecer aos poucos, simplesmente o redimiu de seus erros.

    A autora trata a fé e a esperança consolidada na força de Deus, com a graça e a sabedoria presente nas escrituras sagradas, mostrando que o mal vai sendo subjugado através das provações pelas quais os personagens são submetidos.

    Não compartilho da mesma religião da autora, mas não se pode negar seu amor a Deus e sua vontade de transformar, através de sua escrita, o coração de cada leitor que tem a oportunidade de ter uma de suas obras em mãos. Lycia Barros deixa claro em seu trabalho que sua única vontade é compartilhar seu amor ao próximo, com a esperança de que o leitor descubra por si mesmo sua própria fé e compaixão, usando como alicerce a palavra do Criador.

    Uma Herança de Amor – O Plano Perfeito, é um livro familiar. Cheio de valores a serem lembrados, de exemplos a serem seguidos e a promessa de que em nosso momento mais solitário, sombrio e desesperador ainda existe um ser maior que nos guarda e nunca irá desistir de nos cuidar.

Lu. Franzin

*Nota. - Todas as resenhas expostas nesse blog são de minha autoria e responsabilidade, elas expressam a “minha” opinião pessoal a respeito dos livros lidos. Não é meu interesse denegrir a imagem de nenhum autor, e nem influenciar os novos leitores de maneira negativa ou positiva a adquirirem ou se absterem de alguma obra.